Buscar
  • Fashion Law Latam

MULHERES - MODA E O DIREITO: UMA HOMENAGEM AO DÍA INTERNACIONAL DA MULHER

Actualizado: abr 20

Por Amanda Oliveira da Câmara Moreira


No dia internacional da mulher, é importante destacarmos a importância delas na indústria da moda como um todo. No Brasil, por exemplo, em toda a cadeia produtiva, temos participação de cerca de 75% de mulheres em todo o processo, em um total em números que representa em média 1,725 milhão de mulheres (ABIT/FEBRATEX, 2019).



Seja nos galpões de grandes marcas, em empresas que terceirizam os serviços de costura, ou mulheres que costuram, pode-se dizer que a mulher é a força motriz da moda brasileira. Aquela que costura, que desenha, que corta, que pensa no marketing, que escolhe modelos, que administra uma marca, e claro, as que auxiliam juridicamente, pelo Fashion Law, também se encontra em quem podemos homenagear hoje.


A mulher se tornou uma verdadeira força motriz de negócios de moda. No Brasil, por exemplo, negócios de moda sustentável, foram uma excelente opção para quem quer fazer moda com responsabilidade. A maioria das que desenvolvem marcas sustentáveis, observando toda a cadeia produtiva (do algodão ao consumidor), também são mulheres. O Fashion Revolution Brasil, também possui a frente uma mulher que coordena todas as ações anualmente.



Mulher é sinônimo de força, de busca por igualdade e reconhecimento diário, ainda que tenhamos legalmente os mesmos direitos e deveres, conforme a Declaração Universal de Direitos Humanos, ou pela Constituição da República Federativa do Brasil, e algumas do mundo afora, ainda temos muitos direitos e espaços a serem conquistados, mas na moda, podemos dizer que estamos muito à frente.


A luta pela igualdade real, e não apenas formal ou legal, de gênero, salários e direitos iguais é algo que começou há anos, e que diariamente devemos continuar. Se nós, mulheres, vamos dominar, ou estamos dominando o mundo, eu não sei. Mas, sem dúvidas, estamos fazendo a diferença na moda, no direito, no jornalismo, na política e em todos os lugares que temos mulheres à frente, e em espaços de liderança.


Feliz Dia Internacional da Mulher.

AMANDA OLIVEIRA DA CÂMARA MOREIRA

Advogada em Fashion Law no Brasil, mestre e especialista em Direito Constitucional, professora da graduação do curso de Direito, pós graduação e cursos de Direito da Moda.






Amanda Camara Oliveira da Camara Moreira es Advogada em Fashion Law no Brasil, mestre e especialista em Direito Constitucional, professora da graduação do curso de Direito, pós graduação e cursos de Direito da Moda.


34 vistas0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo